sábado, 9 de agosto de 2008

Campo de Girassois

No caminho para a casa encontramos um campo de girassois. Um campo alentejano repleto de girassóis ainda jovens, a arder sob um sol escaldante é seguramente das imagens que me proporciona imediata boa disposição!











É uma espécie extremamente versátil, sendo, utilizado no uso humano e também na alimentação animal, além do uso ornamental. A principal utilização do girassol, até o momento, é como matéria-prima para a produção de óleo comestível. O óleo extraído dos grãos é rico em gorduras polisaturadas (benéficas para a saúde humana). Existem cultivos com finalidades diversas, como por exemplo, para fins industriais e que apresentam alto teor de óleo; Os seus grãos são usados na produção de óleo e margarina. Outra alternativa de usos do girassol é como adubo verde.

Em função dessas características de adaptação, custo de produção e pela elevada produção de óleo, o girassol encontrou um novo uso: o Biodiesel.
O Biodiesel pode ser obtido de diversas fontes, e tido como um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, podendo ser obtido por processos de transesterificação, esterificação ou pelo craqueamento. Apesar de o Biodiesel ser produzido principalmente de canola e de soja, o biodiesel do girassol é muito procurado, por o óleo desta espécie destacar-se pelas suas características físico-quimicas e pelas viabilidade técnico-ambiental. Pode ser utilizado nos motores para sistemas de irrigação, motores de equipamentos agrícolas, o que faz com que o próprio produtor gere o seu combustível.

(Em cima: o girassol está sempre pronto para a foto!)

3 comentários:

Anónimo disse...

A casa está fantastica! Tive a oportunidade de passar por lá no sudueste e amei a casa!
Não mudava nada! Até no canal dá para mergulhar, uma piscina olimpica gigante... heheh

beijos e parabens pelo projecto

susana disse...

eu adoro girassóis:) mesmo!
Beijinhos su

diogo disse...

Mas qué isto?! Um ensaio científico num blog alentejano?! Ele há cada um