terça-feira, 10 de julho de 2007

Casa auto-suficiente!!

Uma casa sustentável seria uma situação ideal de baixo impacto ambiental, satisfazendo as necessidades dos seus ocupantes por um período tão longo quanto possível. O sustentável na sua totalidade ainda representa um horizonte longínquo.

Mas é possível falar em casa auto-suficiente. A casinha não depende da rede de abastecimento de energia, de esgotos ou de água. Ou seja, pode gerar a sua própria electricidade e pode captar a água do canal tornando-se desnecessário o abastecimento pela rede.


Electricidade
Poupar energia e evitar gastos desnecessários é o mote da casa! A consciencialização ambiental é importante.

Optou-se por instalar uns pequenos painéis fotovoltáicos que fornecem a energia necessária à casa. Bomba de água, frigorifico, exaustor, uma pequena aparelhagem e lâmpadas económicas em todas as divisões. Secadores e outros electrodomésticos (pequenos mas com consumos elevados) não podem ser usados, caso contrário esgotar-se-á a capacidade das baterias. No entanto o uso de um Lap Top ou dos carregadores dos telemóveis (durante umas horas) é possível.
Na pior das hipóteses... nada que um belo serão à luz das velas não resolva...

Água
“Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água”
Fonte: "Gnomnologia" Autor: Fuller , Thomas

Não há vida sem água.
A água é um bem precioso indispensável a todas as actividades. O homem depende cada vez mais desse bem, a água, que a natureza põe à sua disposição.
Contudo…Os recursos de água doce não são inesgotáveis.É necessário preserva-los e, se possível, aumentá-los.

É preciso, portanto, aprender a considerar que a água é um património comum cujo valor deve ser reconhecido por todos.Cada um tem o dever de a economizar e da utilizar com cuidado.Cada um é responsável perante os outros pelo uso que faz da água.Desperdiçá-la é abusar de um património natural que é de todos.

A casinha é abastecida pelo canal de rega do perímetro de rega do Mira, no sudoeste alentejano.
A origem da água para rega neste aproveitamento é a Barragem de Santa Clara.
Neste sentido, a água é extraida por meio de uma bomba de água sendo filtrada, numa primeira fase, logo do canal. Passando depois por outros filtros existentes na casa.

A água filtrada serve para rega, águas sanitárias, e cozinha. Embora a água seja filtrada, para beber ou cozinhar recomendamos água engarrafada.

Nota: Poupem água, energia e gáz, tomem banhos rápidos de 5 minutos!


Esgotos (Para Breve)

2 comentários:

AlémTejo100Lei disse...

quando se inaugura isso? alugam quartos para o sudoeste?? lol

abraços

garina do mar disse...

muito bem!! vão por bom caminho ;)